Atenção produtores: Está em vigor o período do vazio sanitário da soja em MS


Katiuscia Fernandes Categorias: Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 230 visualizações

Até o próximo dia 15 de setembro, está em vigor o período de vazio sanitário da soja, quando fica proibido o cultivo da leguminosa em todo o Mato Grosso do Sul. A medida tem como objetivo reduzir a quantidade de esporos da ferrugem durante a entressafra diminuindo a possibilidade de incidência da doença.

Mas além de não plantar o grão, os produtores também devem eliminar todas as plantas voluntárias nas propriedades – que são aquelas conhecidas como guaxas ou tigueras. E isso pode ser feito por meio de processos mecânicos ou químicos.

O cadastramento das áreas onde será feito o cultivo da soja é outro item que merece atenção por parte dos produtores. Isso porque esse cadastro é obrigatório e os dados recebidos são mantidos no banco de informações da Iagro servindo de base para identificar o total de área plantada, prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de alerta sanitário, além de facilitar as atividades da equipe da Iagro.

A Medida preventiva é uma estratégia de manejo para reduzir o inoculo nos primeiros plantios, diminuindo a possibilidade de incidência de ferrugem asiática no período vegetativo e, consequentemente, reduzindo o número de aplicações de fungicidas e o custo de produção.

Esse período de 90 dias foi estabelecido considerando que o tempo máximo de sobrevivência dos esporos no ar, que é de 55 dias.

Lembrando que o descumprimento das normas do vazio pode implicar em autuação da Iagro e multa de até mil UFRMS, que é a Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul.

Para esclarecer dúvidas a Iagro coloca à disposição do produtor um telefone: 0800 647 2788.

 

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)