Ceasa/MS é a primeira a ter sua usina de Coleta, Seleção e Destinação de Resíduos


kfernandes Categorias: Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 29 visualizações

Campo Grande (MS) – A Ceasa de Mato Grosso do Sul é a primeira no Brasil a ter sua própria usina de tratamento de resíduos, e fazer todas as operações necessárias, desde a coleta seletiva, transporte, tratamento e conversão desses resíduos em adubo orgânico, e também o aproveitamento do resíduo sólido com a reciclagem de plástico, papelão e da madeira.

Inaugurada nesta terça-feira, dia 10, a Usina de Coleta, Seleção e Destinação de Resíduos “Elúsio Guerreiro de Carvalho” vai funcionar com resíduos gerados pela Ceasa/MS, cerca de 100 toneladas de resíduos, sendo que mais de 80% é resíduo orgânico. O Secretário da Semagro, Jaime Verrruck explicou que a partir de agora a Ceasa, como todo grande gerador de resíduos, estará adequada a Lei de Resíduos Sólidos.

Essa parceria vai garantir a devolução de 8 toneladas mensais de adubo orgânico, que serão destinados aos próprios produtores rurais da Ceasa para usarem em suas plantações e melhorarem a qualidade dos produtos, explicou o diretor presidente da Agraer, André Nogueira Borges, que também está à frente da Ceasa.

Com isso, a CEASA/MS e seus parceiros promovem a coleta, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos orgânicos, geram renda aos associados e as empresas e preservam o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição do solo, dos cursos d’água, e, consequentemente, o que se traduz em um valioso ganho ambiental.

 

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)