Em seminário, SED e IAS abordam currículo de MS e competências socioemocionais


Emilia Sbrocco Dorsa Categorias: Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 269 visualizações

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Undime/MS, realiza nesta quarta-feira (14.3) o seminário “Regime de colaboração: Fortalecendo as competências socioemocionais dos estudantes de Mato Grosso do Sul”, das 13h às 16h, no auditório da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande.

Com a participação de dirigentes municipais de Educação e técnicos da SED, o evento tem como foco o regime de colaboração para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a construção do currículo de Mato Grosso do Sul e o entendimento de Educação Integral e as evidências do impacto do desenvolvimento socioemocional na aprendizagem dos estudantes.

Na programação do Seminário, que contará com a participação da secretária da SED, Maria Cecilia Amendola da Motta, e da presidente da Undime/MS, Kalícia de Brito França, as palestras “Regime de colaboração para implementação da BNCC e o currículo do século 21”, do diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Ramos; e “Competências socioemocionais no currículo”, de Ricardo Paes de Barros, economista chefe do Instituto e professor no Insper.

Parceria

A BNCC para a educação infantil e o ensino fundamental, homologada em 2017, determina que o referencial curricular precisa incorporar a Educação Integral de forma sistemática, a metodologia de ensino precisa determinar como ela deverá ser ministrada, os professores precisam ser formados de forma que tenham as necessárias competências para promover de forma eficaz essa educação e um sistema de monitoramento precisa ser implantado para verificar se os resultados almejados foram alcançados.

Em razão dessa necessidade e dada a expertise do Instituto Ayrton Senna nessa área, o Instituto coloca à disposição do Estado um serviço de assessoramento para a formação da equipe que se responsabilizará pela construção do currículo de Mato Grosso do Sul, de forma a apoiá-los na definição da proposta de Educação Integral que responda às necessidades da rede, da visão de criança, adolescente e jovem que querem formar, de uma matriz de competências que enderece o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes e, também, de metodologias integradoras como elemento dos subsídios para implantação do referencial curricular.

Após o seminário de mobilização estão previstos para os meses de março e abril workshops com laboratórios sobre os temas relacionados à Educação Integral e ao desenvolvimento intencional de competências socioemocionais de modo integrado ao currículo, à luz da BNCC, além de leitura crítica do texto introdutório do documento.

Instituto Ayrton Senna

O Instituto Ayrton Senna (IAS) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Há mais de 20 anos, a missão do Instituto é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores, o Instituto Ayrton Senna produz, sistematiza e valida conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

As ações do Instituto são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o ensino fundamental e o ensino médio, o IAS em 18 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de cerca de 50 mil profissionais por ano e beneficiando a educação de mais de 1,5 milhão de estudantes por ano. 

Emilia Sbrocco Dorsa – Secretaria de Estado de Educação (SED)