Artista leva suas cores para gabinete itinerante em Três Lagoas


Beatricce Bruno Categorias: Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 385 visualizações

Três Lagoas (MS) – As artes e a cultura também marcaram presenças durante o Governo Presente – gabinete itinerante que estreou na cidade de Três Lagoas nesta semana. Instalado no prédio da Coordenadoria Regional da Educação, o espaço chama a atenção das pessoas que circulam pelo local, atraídos pela beleza e criatividade de telas expostas. Convidado pela organização do evento para “colorir” o espaço, a artista plástico Harym Teixeira está compartilhando com o público telas que retratam a fauna e flora do cerrado e o cotidiano da cidade. Tudo com cores vibrantes.

Prefeito é um dos apreciadores da arte do artista

 “Para mim é uma alegria imensa estar neste evento tão importante”, diz Harym, que já está acostumado a levar suas obras para lugares públicos, como escolas, parques e muros da cidade. Recentemente chamou a atenção dos moradores ao pintar em um muro na rua no bairro Jardim Alvorada, um monumento aos pioneiros da cidade. A obra foi bancada pelo próprio artista, que utilizou tinta acrílica.

A arte, segundo ele, tem que estar presente em todos os lugares, circular entre o maior número de pessoas. “Ela tem o poder de despertar, de tocar o coração das pessoas”, afirma o artista, que é formado em design de moda, mas desde os 10 anos se dedica à pintura, inspirado por sua mãe Wanita Leão Teixeira. “Fiz meu primeiro trabalho artístico usando papelão”, conta. 

Aos 57 anos, Harym diz que o século 21 está abrindo uma janela de oportunidades para que crianças e jovens, cada vez mais, tenham contato com a arte a cultura. “Hoje tudo está mais acessível”, diz. Se depender do artista, sua criatividade e talentos vão viajar por todos os lugares, levando cores, alegria e contribuindo para a divulgação das artes plásticas sul-mato-grossense.

Texto: Teresa Hilcar – Subsecretaria de Comunicação – Subcom
Fotos: Divulgação artista  Harym Teixeira