Pesquisa revela projeções positivas para MS até 2022


Katiuscia Fernandes Categorias: Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 75 visualizações

Campo Grande (MS) – Entre os 27 estados da federação, Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª posição no ranking do indicador desenvolvimento econômico, de acordo com pesquisa da Consultoria Macroplan.

Avaliando indicadores de 10 áreas – tais como educação, capital humano, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, juventude, desenvolvimento social, condições de vida e institucional – a pesquisa relaciona a melhora nestes itens com a redução da pobreza.

Programas de governo como Rede Solidária, Vale Renda, Vale Universidade e a Casa de Qualificação Social e Profissional, que ampliam o desenvolvimento social e a geração de emprego e renda, e que já beneficiaram mais de 60 mil famílias desde 2015, são algumas das ações que contribuem necessariamente para o bom desempenho do Estado.

 Ainda segundo a publicação da Consultoria Macroplan, em dez anos, Mato Grosso do Sul apresentou a maior variação de crescimento, de 0,065, chegando a atual nota de 0,503.

Já na redução da pobreza, os critérios para avaliação foram a porcentagem de pobres, coeficiente de Gini (comparativo de desigualdade) e renda domiciliar per capita. O Estado subiu quatro posições entre os anos de 2007 e 2015 – o que representou queda de 60% nos indicadores de pobreza.

Para a elaboração dessa pesquisa, a Macroplan monitora o desempenho na última década (2007 a 2015) e traz projeções para 2022, com base na trajetória de períodos anteriores.

 

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)