Procon/MS alerta sobre riscos com Cadastro Positivo Compulsório


kfernandes Categorias: Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 82 visualizações

Campo Grande (MS) – Com a entrada em vigor do Cadastro Positivo Compulsório todas as informações sobre o histórico financeiro dos consumidores serão fornecidas automaticamente a empresas de crédito como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Para o superintendente do Procon/MS, Marcelo Salomão, é preciso ficar atento, pois a medida pode comprometer a segurança dos dados pessoais dos consumidores.

Por meio do Cadastro Positivo Compulsório, será possível saber o quanto uma pessoa atrasou pagamentos de contas ou de cartão de crédito, que dívidas ela possui, com que empresas e sua capacidade financeira de arcar com compromissos adquiridos. Podem, inclusive, ser consideradas informações de desempenho também dos familiares de primeiro grau.

Marcelo alerta que quem não quiser ter os dados incluídos no cadastro positivo podem solicitar a retirada.

O pedido deve ser feito aos bureaus de crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista Serviços. A pessoa pode pedir também o retorno ao cadastro. Esses procedimentos podem ser realizados presencialmente ou por meio dos sites dessas empresas.

Todo consumidor que se sentir prejudicado deve procurar seus direitos. Para tanto estão disponíveis o telefone 151, o aplicativo “fale conosco” do site www.procon.ms.gov.br e, agora, um número (9 9158 0088) para WhatsApp, liberado para contatos.

 

Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)