Programa de prevenção às drogas já orientou 300 mil crianças de MS


Lívia Machado Categorias: Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 38 visualizações

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foi criado com o objetivo de orientar estudantes de escolas públicas e privadas sobre os riscos causados pelo uso das drogas. Desde que foi implantado em Mato Grosso do Sul, há cerca de 20 anos, 300 mil crianças do primeiro ao sétimo ano foram certificadas pela participação no Programa.

Conforme o coordenador do Proerd, coronel da Polícia Militar Thonny Zelotti, o trabalho tem a intenção de aproximar a comunidade escolar à realidade das ruas.

As comemorações alusivas aos 20 anos do Proerd marcaram também a formatura de estudantes que participaram do Programa neste primeiro semestre; a premiação de alunos vencedores do concurso de ilustrações sobre prevenção às drogas; abertura da Semana Nacional e Semana Estadual Antidrogas, além de palestra com o Ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra.

O ministro comentou que o Brasil precisa enfrentar o problema das drogas, uma vez, que muitos Estados fazem fronteira com países fornecedores.

Para o governador Reinaldo Azambuja conseguir levar a informação adequada ao público jovem é fundamental para o combate efetivo ao consumo de entorpecentes.

Entre 2015 e 2017, o Proerd contabilizou 49 mil participantes. Os cursos têm duração de um semestre e nas aulas são trabalhadas estratégias para prevenir o uso de drogas e a violência.

Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)