Programa garante inclusão de alunos com necessidades especiais na Rede Estadual de Ensino


Lívia Machado Categorias: Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 95 visualizações

Atualmente 309 escolas da Rede Estadual, contam com auxílio de recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação para readequação dos projetos de arquitetura, além de investimentos em materiais didáticos e em pessoal,

Conforme Janaína Belato – coordenadora do Centro de Educação Especial Inclusiva, da Secretaria de Estado de Educação, a atenção visa o cumprimento da Lei da Inclusão, que entrou em vigor em janeiro de 2016, por meio do Estatuto da Pessoa com Deficiência. 

A coordenadora lembra que ao garantir um ambiente escolar adequado, o Estado proporciona ao aluno melhorias no processo do aprendizado. Em caso de dúvidas, Janaína Belato reforça que os pais de estudantes com necessidades especiais devem entrar em contato com a Secretaria de Estado de Educação.

Segundo dados do IBGE, 21% da população sul-mato-grossense é composta por pessoas com algum tipo de deficiência. Para lembrar a importância da atenção a este público, Governo do Estado e Ministério Público estão prestando orientações por meio da campanha “Inclusão é para Todos” nos veículos de comunicação e Redes Sociais.

A intenção é retratar a importância da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência na educação, no trabalho, na cultura e no lazer.

Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)