Quarta edição do Fórum de Processos motiva servidores


jmachado Categorias: Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 156 visualizações

Participantes se inspiram ao conhecerem  iniciativas de sucesso.

Campo Grande (MS) – Na quinta-feira (3.8) foi realizada a quarta edição do Fórum de Processos em Campo Grande, evento que acontece a cada dois meses. Com a temática “Gestão da Mudança”, além da apresentação de cases de melhoria de processos implantados por servidores, o encontro contou com a palestra “A gestão da mudança no serviço público”, da consultora Rosa Ota.

As servidoras Leda Pinho e Selma Rocha, da Sedhast, se entusiasmaram com as iniciativas apresentadas. 

“O evento é muito importante porque nos dá um ânimo, reaviva a esperança de que é possível ter uma gestão de qualidade desde que haja uma vontade política e operacional”, destacou a assessora de planejamento da Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Selma Rocha. 

A primeira apresentação, do soldado da Polícia Militar Paulo Henrique da Silva Leite, obteve o terceiro lugar no Prêmio de Inovação na Gestão Pública em 2016 e detalhou o processo de informatização das ocorrências de acidentes de trânsito. “Antes um policial levava uma hora e meia para preencher as 11 páginas do boletim de ocorrência que, por sua vez, demorava cerca de 60 dias para ser entregue. Após o processo de digitalização, que permite ao policial digitar diretamente as informações no sistema pelo tablet , o tempo de preenchimento caiu para 18 minutos e o prazo de entrega passou a ser de 24h”, destacou Silva Leite – que também deixou uma mensagem para todos os servidores neste vídeo.

Na sequência, a servidora Cléria Saionara Batista Martins contou os desafios de implantação do projeto de automatização do Sistema de Homologação de Créditos e Restituições Fiscais –  que reduziu o prazo do processo de cinco anos para 24 horas.

Formato interativo de discussão com os palestrantes agradou os participantes.

E para encerrar a programação,  a consultora Rose Ota destacou de maneira descontraída os desafios enfrentados no processo de mudança de processos, deixando uma mensagem de otimismo aos presentes: “Apesar dos problemas, nós podemos transformar e a prova disso são iniciativas como essas apresentadas pelos colegas. Quando a mudança parte da gente, as chances de sucesso são maiores”, concluiu.

Ao fim do evento foi realizado um bate-papo de grande interação da plateia com os palestrantes e, aproveitando a oportunidade, foi lembrado aos presentes que as inscrições para o XII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública (Inovação de Melhores Práticas no Serviço Público) foram prorrogadas até o dia 31 de agosto.  Mais informações neste link.

Texto e fotos: Jéssika Machado – Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov)

Últimas Notícias
Mais Lidas

Canal de Vídeos

Governador inaugura reforma do Imol e entrega Sala Lilás

Inauguração do 9º Quartel dos Bombeiros em Campo Grande

Ver mais vídeos

MS no Rádio

Ouça mais

Galeria de Imagens

Regularização fundiária do bairro Bosque do Carvalho

Vistoria e entrega de obras em Amambai

Governador vistoria obras em Caarapó

Caravana da Saúde Indígena em Miranda

Entrega da reforma da EE Caetano Pinto

Veja mais